Melhore sua pele: alimentos que combatem a acne

Aquilo que ingerimos, direta ou indiretamente, reflete na saúde da pele

20 de junho de 2024 - às 10h00 (atualizado em 18/6/2024, às 09h17)

Uma mulher jovem com espinhas no rosto olha para uma barra de chocolate em uma mão e um brócolis na outra, parecendo indecisa sobre qual escolher.
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne, mais conhecida como espinha, é causada pela inflamação das glândulas sebáceas, que estão presentes na pele e produzem uma substância oleosa chamada sebo. Viviani Jaques, nutricionista, mestre em Ciências da Nutrição e especialista em Fitoterapia e Ayurveda explica que normalmente, o sebo é importante para lubrificar e proteger a pele. No entanto, na acne, esse processo fica comprometido por várias razões. “A obstrução dos poros da pele impede que o sebo seja secretado adequadamente. Além da questão estética, a acne está ligada a vários fatores, e a alimentação é um deles”, salienta. Ela destaca que certos alimentos podem influenciar o quadro de diferentes maneiras.“Os industrializados, ricos em açúcares e gorduras, assim como laticínios, como queijos gordurosos e iogurtes adoçados. Além disso, aqueles com alto teor de gordura saturada, como carnes gordurosas e frituras, bem como produtos processados como embutidos, nuggets, pizzas e lasanha congelada, podem contribuir para o problema”, alerta.

Segundo a nutricionista, alimentos que são ricos em açúcares simples e carboidratos refinados podem elevar os níveis de insulina no sangue, o que pode aumentar a produção de sebo, um fator-chave na acne. Já relação aos laticínios, Jaques enfatiza que estudos indicam que certos componentes presentes nos neles podem desencadear reações inflamatórias na pele, contribuindo para a formação de acne. Ela também explica que as gorduras saturadas também podem causar inflamação da pele.

Alimentos que combatem a acne

A acne pode ser um verdadeiro incômodo para muitas pessoas, afetando não apenas a aparência, mas também a autoconfiança e o bem-estar emocional. No entanto, há uma boa notícia: certos alimentos podem ser aliados na busca por uma pele mais saudável e livre de espinhas. Viviani Jaques ressalta a importância desses alimentos e compartilha algumas opções que podem ser facilmente incorporadas à dieta do dia a dia.

  • Peixes Gordurosos e sementes de linhaça (ácidos graxos ômega-3): os ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes gordurosos, como salmão, cavala e sardinha, assim como em sementes de linhaça, têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação associada à acne, promovendo uma pele mais clara e saudável;
  • Frutas amarelas e vegetais verde-escuros (antioxidantes e vitaminas A e C): frutas como cenoura, abóbora, manga e vegetais verde-escuros como brócolis e couve são ricos em antioxidantes, vitaminas A e C, que ajudam a combater a inflamação e proteger as células da pele dos danos causados pelos radicais livres, contribuindo para uma pele mais saudável;
  • Alimentos ricos em vitamina A: tomate, agrião, espinafre, gema de ovo, fígado e óleo de peixe são ricos em vitamina A, que auxilia na renovação celular da pele e reduzindo a obstrução dos poros;
  • Alimentos que contém zinco: linhaça, chia, nozes, castanhas, amêndoas e leguminosas são fontes de zinco, um mineral importante para a saúde da pele. O zinco auxilia na regulação da produção de sebo, ajuda na cicatrização de feridas e possui propriedades anti-inflamatórias, contribuindo para a prevenção da acne;
  • Água: a hidratação adequada é fundamental para a saúde da pele. Beber bastante água ajuda a eliminar toxinas do corpo, mantém a pele hidratada e ajuda a prevenir a obstrução dos poros.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!