Próteses de silicone: implantes além dos seios

Descubra as possibilidades das próteses de silicone em cirurgias estéticas e suas vantagens

8 de novembro de 2023 - às 10h05 (atualizado em 8/11/2023, às 10h05)

Mãos de médico mostra implantes de silicone
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

É comum associar o uso de próteses de silicone ao aumento dos seios. No entanto, o que muitos não sabem é que esse material pode ser usado em outros tipos de cirurgias estéticas, que vão além da mama. Segundo Luiz Haroldo Pereira, ex-presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), elas podem ser utilizadas nas coxas, panturrilhas, nádegas, braços, rosto e peitoral. “As próteses de silicone são usadas há mais de 50 anos em diversas áreas do corpo. A aplicação mais comum é para o aumento das mamas, especialmente em pacientes com seios pequenos ou que desejam corrigir a flacidez após a gravidez, o que pode ser feito associando a prótese à mastopexia. Outra região é o glúteo, onde as próteses são utilizadas para proporcionar mais volume. Isso é feito com próteses ovais ou redondas. As panturrilhas também podem receber próteses de silicone. Assim como a parte interna ou externa das coxas. Por fim, homens recorrem a essas próteses para o aumento da região peitoral, posicionadas sob o músculo peitoral”, explica.

 

Rodrigo Gimenez, especialista em cirurgia plástica, explica que as próteses de silicone são compostas por um gel homogêneo, envolto por uma membrana resistente e flexível, o que minimiza o risco de vazamentos, mesmo em caso de ruptura. No entanto, Marcelo Sampaio,  especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas (USP), com mestrado em Ciências Médicas (USP), alerta que o procedimento oferece riscos, como qualquer cirurgia. Gimenez completa: “Existem riscos, mas cirurgias plásticas, especialmente aquelas que envolvem silicone, são geralmente minimizadas quando realizadas em pacientes saudáveis, que tenham passado por avaliações médicas abrangentes e possuam exames atualizados. A preparação adequada, como a consulta com um endocrinologista em casos de diabetes ou com um hematologista em situações de problemas de coagulação, pode reduzir significativamente os riscos do procedimento”. 

 

Prótese de silicone: como decidir

 

Para Sampaio, quando se trata de decidir sobre um implante de silicone, é fundamental contar com a orientação de um profissional. Ele ressalta a importância de compreender as expectativas do paciente. “Atualmente podemos contar com tecnologias, como a simulação em 3D, que permite aos pacientes visualizar o resultado com diferentes tamanhos de prótese, tornando a decisão mais clara”. 

 

Gimenez enfatiza que somente um profissional qualificado pode apresentar opções adequadas. “É ele quem explica as diferentes características dos implantes, como formatos e projeções, adaptando-as a cada tipo de corpo. Por exemplo, se alguém possui um tórax mais fino e longo, existem próteses projetadas especificamente para esse perfil. Da mesma forma, se a paciente tem seios volumosos e uma base larga, existem opções de implantes adequados à sua situação”. 

 

Haroldo chama a atenção para um dos problemas recentes. Ele destaca que muitas pessoas pulam etapas importantes e escolhem a cirurgia de forma precipitada. “Hoje em dia, muitos pacientes chegam à consulta com informações prévias, obtidas por meio de amigos que passaram pelo procedimento ou pesquisas na internet”. Nesse contexto, Haroldo afirma que o papel do médico é esclarecer dúvidas e dissipar mitos, garantindo que o paciente tenha uma visão realista do procedimento.

 

Próteses de silicone: tipos de aplicações

 

  • Panturrilhas: próteses de silicone podem ser usadas para melhorar a definição e o volume das panturrilhas, criando pernas mais proporcionais;

 

  • Rosto: em cirurgias de aumento facial, as próteses de silicone podem ser usadas para melhorar o contorno do queixo, das maçãs do rosto e do maxilar;

 

  • Lábios: são usadas para aumentar o volume dos lábios, proporcionando uma aparência mais cheia;

 

  • Orelhas: em casos de orelhas proeminentes, as próteses de silicone podem ser usadas para corrigir a aparência;

 

  • Queixo: podem ser aplicadas para melhorar o perfil facial e a harmonia do rosto;

 

  • Mãos: em procedimentos de rejuvenescimento das mãos, as próteses de silicone podem ser usadas para repor o volume perdido com o envelhecimento;

 

  • Quadril: próteses de silicone no quadril podem proporcionar um contorno mais arredondado e volumoso;

 

  • Tornozelos: próteses de silicone nos tornozelos podem ser aplicadas para melhorar a definição nesta região.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!