Os múltiplos benefícios do Karatê: físico e mental

Conheça os segredos do Karatê: defesa pessoal, equilíbrio emocional e muito mais

15 de julho de 2024 - às 10h00 (atualizado em 10/7/2024, às 11h26)

A imagem mostra dois praticantes de artes marciais, ambos vestindo quimonos brancos e faixas pretas, treinando na praia ao pôr do sol. O homem está realizando um chute alto enquanto a mulher está em posição de defesa, com o punho erguido. O cenário ao fundo inclui o mar e o céu, criando uma atmosfera serena e ao mesmo tempo dinâmica.
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

Descendente de uma história que remonta à necessidade de combate desarmado, o Karatê, traduzido como “mãos vazias” em japonês, vai além de uma prática de arte marcial. Sua filosofia é focada no desenvolvimento pessoal e na vida saudável, distante da violência. Beto Balduzzi, professor de Karatê faixa preta 5° Grau da associação japonesa Naniwa Kai, explica que é um esporte acessível a todas as idades e gêneros, pois proporciona benefícios físicos, como o fortalecimento do coração, ossos e músculos, resistência aprimorada e desenvolvimento de coordenação motora e visual. Além disso, contribui para a saúde mental, estimula a paciência, disciplina, perseverança, compreensão, concentração e foco. “Praticar Karatê irá certamente melhorar o condicionamento físico, esteja a pessoa no nível que estiver. Os exercícios propostos nos treinos e a prática regular melhoram a capacidade cardiovascular, o equilíbrio, a flexibilidade, a velocidade, os reflexos, a força e a potência muscular. A fadiga promovida pelo esforço dos treinos irá melhorar ainda a qualidade do sono e a disposição. O impacto dos golpes desferidos, os saltitos e outros movimentos aumentarão também a densidade óssea do carateca. O gasto calórico é alto, auxiliando no emagrecimento. O Karatê não é apenas uma prática física, mas uma jornada completa para o bem-estar de seus praticantes”, salienta.

Com relação à saúde mental, Balduzzi ressalta que o Karatê é confiança. Segundo ele, os benefícios mentais e emocionais são ainda mais relevantes. “É notória a melhora imediata do bom humor, diminuição do estresse e da ansiedade. Ocorre um importantíssimo desenvolvimento da confiança em si, que minimiza sentimentos como o medo e a raiva. O Karatê promove o respeito ao outro, a autodisciplina e a compreensão de que o esforço e persistência geram bons resultados. Esse conjunto benéfico eleva muito as habilidades de relacionamento interpessoais e a socialização”, destaca.

Os 5 principais tipos de karatê

  • Goju-Ryu: estilo retratado nas séries Karatê Kid e Cobra Kai, o Goju-Ryu combina força (Go) e flexibilidade (Ju). Aqui, são comuns técnicas de bloqueio para conquistar ataques rápidos e, consequentemente, mais potentes. Outro ponto característico deste estilo é a respiração abdominal sonora (kokyu);

 

  • Shotokan: o tipo mais comum no karatê competitivo. As técnicas são aplicadas de forma rápida e à longa distância, sendo muito eficazes para surpreender os adversários em contra-ataques. Entre os grandes competidores deste estilo estão os nipo-brasileiros Yoshizo Machida, mestre do 8º Dan, e seu filho Lyoto, carateca que se sagrou campeão no UFC;
  • Wado-Ryu: esse estilo busca realizar as técnicas com o mínimo de esforço necessário, usando princípios do corpo. Nele, é comum fazer movimentos para desviar e usar posições mais altas;
  • Shito-Ryu: é um estilo de karatê com movimentos precisos e suaves. Durante a prática, os adeptos se concentram em diferentes posições e golpes, especialmente ao executar sequências chamadas katas. Essa abordagem visa aprimorar habilidades de ataque e defesa;
  • Shorin-Ryu: se baseia em preceitos como respeito, fraternidade, harmonia, paciência, bom-senso, controle da violência e disciplina. Além da prática física e técnica, seus treinamentos incluem um preparo mental, espiritual, emocional e social, visando trabalhar também a autoconfiança, controle do estresse, sensibilidade e segurança pessoal.

Benefícios do Karatê para corpo e mente

  • Exercício completo: trabalha todo o corpo, auxilia na perda de peso e aumenta a resistência;
  • Defesa pessoal: oferece técnicas eficazes de defesa pessoal, cultivando confiança;
  • Saúde cardiovascular: desenvolve a capacidade cardiovascular e melhora a respiração;
  • Foco e concentração: melhora a concentração por meio da atenção aos detalhes durante os treinos;
  • Coordenação motora: aumenta a coordenação motora e os reflexos, essenciais para movimentos precisos.
  • Correção de postura: ajuda a manter a postura firme, promovendo boa forma física;
  • Autoestima e controle emocional: contribui para melhorar a autoestima e controlar as emoções;
  • Desenvolvimento interpessoal: estimula habilidades interpessoais e de liderança, criando um ambiente de irmandade;
  • Persistência e superação: ensina a importância da persistência para alcançar objetivos, cultivando o espírito guerreiro.

 

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!