Percepção: o melhor remédio para dormir

Nossa colunista e fisioterapeuta, Bruna Petito, dá dicas de como fazer para ter uma noite de sono restauradora

17 de agosto de 2023 - às 10h43 (atualizado em 28/8/2023, às 21h26)

Mulher dorme relaxada
Crédito:

Envato

Fisioterapeuta Bruna Petito

Escrito por

Bruna Petito

Fisioterapeuta e criadora do método Inner Balance - Crefito 199745-F

Olá a todos!

Hoje no Leituras Corporais vamos falar do melhor remédio para dormir: a percepção! 

Assustou!? Rs, afinal, escutamos muito sobre higiene do sono e estímulos para dormir bem, e tudo isso tem sua importância, porém tudo que é para aplicar precisa antes passar pelo perceber! 

Talvez esta seja a primeira vez que você ouviu sobre percepção para dormir, mas vou explicar sobre as camadas que estamos falando.

Um bom exemplo é o bebê. Quando olhamos o sono de um bebê e vemos ele dormindo profundamente, sem preocupação e super relaxado, desejamos aquele sono não é mesmo? E esse sono não é exatamente porque ele não tem boletos para pagar e sim porque o bebê se sente seguro e isso impacta no sistema nervoso dele. E isso é algo que conseguimos proporcionar para o nosso sistema, para termos noites de sono que sejam uma forma de restaurarmos nossas energias.

Nosso corpo é um grande network, que manda as informações para nosso sistema nervoso falando se estamos seguros ou não no espaço, tudo de forma inconsciente, mas que impacta estar ou não nesse alerta constante que ficamos! E quando ficamos constantemente em alerta ficamos em uma prontidão constante, não sendo possível descansar de verdade. 

Afinal de contas, nosso sistema é inteligente e ele não vai relaxar profundamente se estamos em um lugar de “ameaça”.

Bom, mas então complicou né? Não entendo nada de sistema nervoso, como vou dormir melhor? Essa é a maravilha do corpo! Não precisamos entender o corpo de forma profunda, só precisamos abrir a escuta e perceber como estamos! 

A ideia é sair do automático, estando mais presente nas ações para que o corpo faça o que ele faz de melhor: se organizar! 

Na prática, vou te convidar a fazer um exercício! Quando for deitar para dormir, pare uns minutos e faça o trajeto do seu dia na sua mente, percebendo como você se sentiu! E leve essas sensações para perceber sua respiração. Deixe o fluxo de respiração ficar presente e, por fim, veja se isso te deixa mais tranquilo! 

Quando convidamos a atenção para perceber onde estamos e como estamos, normalmente mandamos informações para o sistema nervoso, que ele não precisa ficar de vigília ajudando como um remédio natural para o sono! É potente e melhora muito o descanso como um todo! 

Vamos experimentar? 

Vou adorar saber como ficaram! 

Até quinta que vem!

Com carinho,

Bruna Petito