Qualquer atividade física faz efeito?
O engajamento, propósito, prazer e atenção farão a diferença para que o movimento seja algo produtivo ou não
20 de julho de 2023 - às 10h08 (atualizado em 24/8/2023, às 11h27)
Envato
Escrito por
Bruna Petito
Fisioterapeuta e criadora do método Inner Balance - Crefito 199745-F
Olá!
Bom, hoje vamos falar de algo que me perguntam muito e também é uma das bases do método Inner Balance!
Quando pensamos em atividade física pensamos em fazer só para ter efeito ou para pagar a conta. Mas será que todo exercício faz efeito?
Para começar essa conversa, acho importante entendermos o que é uma atividade física.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer.
Se olharmos a definição da OMS, atividade física é se mover. Então, é basicamente viver, pois estamos nos movimentando o tempo todo! Mas será que isso basta?
Escutamos a todo momento que temos que nos movimentar para ter saúde, mas será que a eficiência do movimento está atrelado à atividade física?
Eficiente é quando melhoramos o funcionamento e isso pode ser efeito com a atividade física? Com certeza! Mas não necessariamente toda atividade física é eficiente!
A atividade física eficiente pode ser qualquer uma, porém a forma com que a realizamos é o diferencial, afinal de contas estamos em atividade a todo momento. O engajamento, propósito, prazer e atenção farão a diferença para que o movimento seja algo produtivo ou não.
A ciência vem mostrando que só fazer – porque alguém falou que faz bem -, não é o suficiente para melhorar a nossa saúde, e a peça que vai fazer a diferença será o quanto eu incluo o que eu estou fazendo na minha vida.
Pode parecer que não tem tanta importância e que o que faz efeito é sair acabado de uma atividade física. Eu já pensei assim também, mas não é a dor no dia seguinte que faz com que o treino faça efeito, mas sim como eu me engajo no que eu me proponho fazer.
Nosso corpo é inteligente e reconhece muito mais estímulos do que imaginamos. Se enviamos informações para ele de que está difícil, que não é gostoso, ou se eu estou me movimentando pensando em qualquer coisa que não seja o que eu estou fazendo, ele não reconhece como algo que precisa introduzir na sua vida. Daí, todo aquele esforço foi só gasto de energia, nada mais!
E falando de funcionalidade, o que faz com que o corpo entenda o que fazemos como algo bom para a saúde é a conexão com nosso cérebro, para que todo o corpo se comunique, promovendo assim a melhora na saúde.
Então, o que é preciso fazer para que a atividade física que eu escolhi seja eficiente?
Fácil! Encontrar propósito, prazer e estar presente enquanto você faz as atividades.
Dicas práticas
- Encontre uma atividade com a qual você se identifique, não precisa ser o que dizem que faz bem.
- Você não precisa sair da atividade sem andar, acabado. Perceba seus limites e encontre prazer no movimento.
- Tente manter a atenção e a cabeça no que está fazendo. Assim fica mais fácil deixar seu corpo em conexão.
Encontrar prazer e propósito em tudo que fazemos faz muita diferença na nossa saúde.
Esta coluna trará muitas estratégias práticas para inserir na sua rotina.
Até a próxima quinta-feira com mais Leituras do Corpo!