Sinusites: o que é, sintomas e tratamento

Cerca de 5,5% da população brasileira já teve sinusite, alerta o Ministério da Saúde

27 de maio de 2024 - às 11h06 (atualizado em 27/5/2024, às 11h06)

Mulher com sintomas de sinusite
Crédito:

Envato

Escrito por

Dayana Bonetto

Redatora Let's Move 360

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, que são cavidades ósseas ao redor do nariz, conhecidas como maçãs do rosto e olhos. Valter Gurtovenco, clínico geral e pneumologista, explica que a sinusite ocorre quando há mudanças nos seios da face. “Algumas alterações prejudicam a drenagem normal do muco produzido nessas regiões. Elas podem ser desencadeadas por fatores como processos infecciosos causados por vírus ou bactérias, que provocam inflamação das mucosas. Além disso, reações alérgicas também contribuem para a obstrução das vias nasais, dificultando o fluxo adequado do muco. Quando esses fatores ocorrem, há um aumento do acúmulo de muco nos seios da face, causando  crescimento de germes e favorecendo o desenvolvimento da sinusite”, pontua.Gurtovenco destaca ainda que os principais sintomas da sinusite geralmente são congestionamento nasal, dor de cabeça, febre, secreção, perda de apetite e dor de garganta, entre outros. 

Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (AAO-HNSF), o problema respiratório atinge uma em cada oito pessoas em todo o mundo,  é a quinta razão mais comum para o uso de antibióticos. 

Para prevenir, o MS recomenda evitar, por exemplo, locais com fumaça de cigarro e manter o ambiente limpo. Ainda de acordo com o MS, cerca de 5,5% da população já teve sinusite.

Sinusite aguda ou crônica

O clínico geral e pneumologista ressalta que a sinusite pode acontecer de forma aguda ou crônica. No primeiro caso, Valter Gurtovenco destaca que é comum a pessoa sentir dor nos seios da face. “Ela pode sofrer na região fortes pontadas, ou seja, uma pulsação, sensação de pressão ou peso na cabeça. Além disso, secreção nasal, o que pode dificultar a respiração”, indica. No caso da sinusite crônica, ele explica que ela se manisfesta de forma semelhantes à forma aguda, como dor de cabeça, secreção nasal e dificuldades respiratórias. No entanto, Gurtovenc salienta que na forma crônica, esses sintomas variam em intensidade e são persistentes ao longo do tempo. 

Causas

Segundo Gurtovenco, normalmente, a sinusite surge com infecções respiratórias não tratadas adequadamente, como gripes mal curadas, que podem deixar sequelas nos seios da face. Além disso, condições persistentes, como resfriados prolongados, e alergias não controladas. Ele também alerta para a exposição a poluentes e mudanças bruscas de temperatura.

Tratamentos

Valter Gurtovenco ressalta que o tratamento é feito por meio de antibióticos, fluidificantes, corticoides tópicos ou sistêmicos. Mas se o quadro de sinusite for muito recorrente e passar do agudo para crônico, existe a indicação de cirurgia. “Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e procurar o médico de confiança para avaliar e entender o melhor tratamento. E manter a imunidade sempre em alta”. Ele compartilha alguns tratamentos comusn para os dois tipos de sinusites:

Sinusite aguda 

  • Ingestão de 2 litros de água por dia;
  • Limpeza das narinas com soro fisiológico várias vezes ao dia;
  • Tratamento sintomático, incluindo alívio da dor de cabeça e mal-estar;
  • Em caso de evolução para um quadro bacteriano, o tratamento é realizado com um antibiótico específico, administrado por 10 dias.

Sinusite crônica

  • Descobrir o fator que desencadeou a doença;
  • Como a sinusite crônica frequentemente envolve um componente anatômico, os tratamentos podem incluir medidas semelhantes aos da sinusite aguda, como a limpeza nasal, além de intervenções cirúrgicas;
  • Em casos mais complexos, podem ser realizadas cirurgias que envolvem a abertura dos canais mais estreitos que conectam os seios da face ao nariz.

Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!