Movimentos Integrativos®: corpo expressivo, saudável e consciente
Conheça como este método revolucionário de Bia Ocougne pode melhorar sua saúde física e mental
19 de junho de 2024 - às 10h00 (atualizado em 18/6/2024, às 09h06)

Escrito por
Dayana Bonetto
Redatora Let's Move 360
Movimentos Integrativos® é um método de ginástica criado por Bia Ocougne, bailarina e psicóloga. Ela explica que a técnica tem como objetivo reorganizar o corpo como um todo. “É um tipo de exercício que beneficia tanto a saúde física quanto a mental. Nele, praticamos uma série de movimentos variados, desde os simples até os mais complexos, incluindo alguns inspirados na dança. Essa prática ajuda a melhorar a flexibilidade, força, resistência e a desenvolver novas habilidades físicas. Além disso, a ter mais consciência dos movimentos, o que nos torna mais inteligentes em relação ao nosso corpo”, salienta. E os benefícios não param por aí. Segundo Ocougne, os Movimentos Integrativos® também reduzem dores, aumentam a resistência e disposição, contribuem para manter a atenção e evitar a automatização das atividades diárias, o que é importante para a saúde mental, especialmente para prevenir doenças como demência e Alzheimer.
Bia Ocougne destaca que o diferencial do método Movimentos Integrativos® está em sua capacidade de proporcionar resultados terapêuticos e estéticos acessíveis a qualquer pessoa. Além disso, ela ressalta que essa prática promove integração mais profunda entre corpo e mente, possibilitando uma vida mais plena. “Ao nos tornarmos mais conscientes do nosso corpo, desenvolvemos maior respeito por ele, resultando em movimentos mais fluidos e harmoniosos. Essa percepção se reflete no dia a dia. As pessoas, por exemplo, afirmam que é muito mais difícil cair. E se acontece, caem de forma mais controlada, evitando machucados. Elas também contam que conseguem caminhar sem dor e notam melhorias no sono. Ou seja, aprendem com seus próprios movimentos, como se estivessem conhecendo uma nova língua. É um trabalho que demanda atenção à diferença entre esse método e outros. Isso é o que as pessoas contam. E a visão particular do instrutor para cada pessoa que igualmente faz toda a diferença”, salienta.
Movimentos Integrativos® aliados a outras práticas
Para Ocougne, aliar os Movimentos Integrativos® a outras atividades físicas e práticas pode ser algo positivo, já que o método oferece vários benefícios. “Desde esportes de alto rendimento, ou aqueles feitos no fim de semana, até psicanálise. Então, é muito interessante. Ajuda bastante. Para quem faz análise, por exemplo, aumenta a percepção de si e do outro. Dá uma inteligência muito sensível do corpo e isso é despertado ao longo de todo trabalho”, pontua. Ela ressalta que os Movimentos Integrativos® vão dando condições de ganhar vitalidade e gentileza sem perder a qualidade nos movimentos.
Nascimento dos Movimentos Integrativos®
Bia Ocougne sempre deslizou entre os mundos da dança, da psicologia e da educação. Com uma trajetória que mistura os ritmos do balé moderno com as nuances da mente, ela foi em busca da interligação entre corpo e alma. A bailarina e professora de dança, com formação em Psicologia, dedicou mais de 30 anos de pesquisa para desenvolver os Movimentos Integrativos®.
Tudo começou quando Ocougne praticava balé moderno, mas ao longo do tempo, estudou várias técnicas terapêuticas, como Ginástica Holística, Yoga e Massagem Ayurvédica. Também viajou pelo mundo, incluindo lugares como Bali e Índia, para entender como a mente e o corpo se relacionavam.
Inspirada por Eugenio Barba, um renomado diretor de teatro e estudioso italiano que explorou a “pré-expressividade”, investigando os estados físicos e mentais que antecedem a expressão artística, Bia percebeu o quanto era importante ter um corpo expressivo para se sentir saudável e bem. Foi a partir desse pensamento que ela criou métodos que não só ajudavam a tratar lesões, mas também aumentavam a consciência sobre o próprio corpo e sua capacidade de se expressar, os Movimentos Integrativos®.
Principais benefícios
- Sensação de liberdade no corpo;
- Estímulo ao sistema somatosensorial, coordenações, fáscia, órgãos e ossos;
- Manutenção da concentração, energia e equilíbrio mesmo em momentos desafiadores;
- Promoção do bem-estar físico e mental;
- Desenvolvimento da consciência corporal e expressão;
- Intimidade com o próprio corpo e maior observação e respeito às suas necessidades;
- Melhora da postura, tônus muscular e respiração;
- Aumento da disposição e da confiança nas atividades diárias;
- Recuperação da firmeza, equilíbrio e flexibilidade, especialmente após quedas ou fraturas;
- Alívio de tensões, dores e desconfortos físicos;
- Melhoria na habilidade de realizar gestos cotidianos de forma eficiente e prazerosa;
- Aumento da força, flexibilidade e espaço interno nas articulações e na respiração.
Consulte sempre um profissional sério! Aqui no Let’s Move 360 é possível encontrar um profissional perto de você ou on-line. Utilize a nossa busca!